A análise de água subterrânea tem o objetivo de avaliar e comprovar se a mesma possui contaminação oriunda de alguma substância nociva derramada ou encontrada entre o subsolo e a rocha. Esta análise pode quantificar a potabilidade da água e avaliar se a mesma pode ser utilizada para fins domésticos ou industriais.
Através desta análise também é possível conhecer quais os componentes químicos poderão ser encontrados nela e avaliar se a mesma está ou não contaminada por poluentes existentes no solo oriundo da aplicação de pesticidas ou até mesmo pelo lançamento de efluentes no solo.
De acordo com a Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002, dá-se o direito de utilizar a propriedade adquirida, mas de maneira que não agrida o meio ambiente, bem como os patrimônios artísticos e culturais. Caso não esteja de acordo com a proteção destes bens, a Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981 determina ao degradador a obrigação de recuperar e/ou indenizar pelos danos causados.
A existência de áreas contaminadas podem trazer sérios riscos e prejuízos para as pessoas e meio ambiente, portanto, é importante para a empresa que possui atividades de alto risco de contaminação do solo, monitorar as águas subterrâneas, para evitar-se inclusive, gastos maiores para a correção dos danos ambientais e sociais.
A Resolução CONAMA nº 420 de Dezembro de 2009 (Anexo II, com valores orientadores para investigação de águas subterrâneas) e Resolução CONAMA nº 396 de Abril de 2008 (Anexo I, águas subterrâneas para consumo humano), possuem orientações determinantes para prevenir a contaminação do subsolo e define diretrizes para o gerenciamento de áreas contaminadas.
Evite os danos ambientais e prejuízos para sua empresa. Entre em contato conosco e solicite uma proposta diferenciada. A Terra é um laboratório reconhecido pela ISO/IEC 17.025:2017 na Rede Metrológica de Minas Gerais e atende todas as normas-padrão.
Gostou? compartilhe!