Assim como a contaminação pode afetar a qualidade da água, há a preocupação dos órgãos competentes em relação à qualidade do solo, por isso a importância em fazê-lo.
Nesta análise, é avaliado o impacto ambiental gerado pelos empreendimentos com risco iminente de contaminação e constatar se há necessidade de realizar ações corretivas e/ou preventivas de acordo com o que prevê a Resolução CONAMA nº 420 de Dezembro de 2009, evitando assim, danos socioambientais.
As empresas que apresentam maior risco de contaminação de solo são mineradoras, poços de combustíveis, armazenadoras de produtos químicos e empresas de transporte.
Tipos de análises de solo:
- BTEX: Os constituintes da gasolina benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos (BTEX) são frequentemente encontrados em solos devido a vazamentos de tanques de estocagem de combustíveis e apresentam toxicidade crônica;
- PAHs: Existem muitos PAHs, família de compostos caracterizada por possuírem dois ou mais anéis aromáticos condensados. Seus derivados são formados pela combustão incompleta de material orgânico;
- TPHs: Concentração de hidrocarbonetos totais em amostras ambientais.
Garanta que a sua empresa não esteja contaminando o solo. Entre em contato com o laboratório Terra para a realização desta análise.
Gostou? compartilhe!