R. Idalina Dornas, 80 - Universitário, - Itaúna-MG 37 98401 ... ver mais 37 3242 ... ver mais Laboratório: 37 3242 ... ver mais Consultoria/Engenharia:

As dúvidas mais comuns sobre os Laudos Técnicos Ambientais

Gostou? compartilhe!

As dúvidas mais comuns sobre os Laudos Técnicos Ambientais

Grandes e pequenas cidades de todo mundo sentem o efeito ambiental do avanço do homem. Independentemente de onde esteja, é sabido que a globalização trouxe algum tipo consequência no clima, nos recursos naturais, na fauna e na flora mundial.

Para atenuar os problemas, as autoridades criam legislações ambientais locais que vão de procedimentos administrativos, estudos de impacto, análises ambientais laboratoriais, além de campanhas de conscientização.

Antes de se iniciar um empreendimento, o responsável deve elaborar um projeto juntamente com um consultor ambiental de confiança e apresentá-lo aos órgãos ambientais municipais, estaduais e federais. Começar uma atividade ou captar um recurso natural nativo sem autorização prévia de acordo com a sua condicionante ambiental, pode caracterizar-se como crime ambiental, levando ao pagamento de multas, paralização ou encerramento da atividade e até prisão.

Portanto, para o funcionamento correto do negócio ou extração do recurso, é preciso conseguir uma série de laudos ambientais, tanto na fase de licenciamento prévio, de instalação e operação. Conheça alguns exemplos de laudos ambientais necessários no Brasil.

Para te ajudar em termos técnicos, disponibilizamos em nosso blog um dicionário ambiental para você acompanhar.

 

Tipos de laudos ambientais

Os laudos ambientais são documentos elaborados através de engenheiros, consultores ou laboratórios ambientais certificados juntamente aos órgãos públicos deste setor e que diagnosticam as condições relacionadas à legislação vigente, físicas, químicas ou microbiológicas do local.

Veja como fazer um laudo ambiental corretamente.

 

Laudo para o Licenciamento Ambiental ou Passivos Ambientais

O laudo de licença ambiental ou de passivos ambientais é uma declaração que atesta que as condições de instalação e operação ou alterações no layout estão adequadas para o empreendimento.

Neste laudo ambiental e em seu relatório são identificados os potenciais danos ambientais que o empreendimento possa vir a causar e suas adequações perante à legislação. Também, avalia as agressões causadas durante a operação e encerramento da atividade e suas devidas formas de correções ambientais.

 

Laudo de caracterização de vegetação

O laudo técnico ambiental de APP – Área de Preservação Ambiental, laudo de supressão vegetal e laudo para processo de desmatamento são necessários para diagnosticar áreas protegidas, tipos de flora existentes na área e autorização para desmatamento controlado e com compensação ambiental.

 

Laudo de Fauna

O levantamento de fauna visa identificar os animais silvestres que vivem na região e os desequilíbrios ambientais que o empreendimento pode acarretar. O trabalho dos profissionais de meio ambiente é minimizar os riscos às espécies e solicitar aos órgãos a autorização para funcionamento do negócio.

 

Laudo AVCB

O laudo dos bombeiros para alvará é um documento muito importante que pode ter impacto socioambiental, devido aos problemas que podem gerar à comunidade e meio ambiente caso ocorra algum tipo de incêndio.

Para fazer o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros o responsável deve buscar uma empresa que elabora AVCB, a qual irá orientá-lo sobre as adaptações e documentos necessários de acordo com tipo de atividade e localização.

 

Laudo de água potável

A água cristalina pode esconder agentes nocivos à saúde, uma vez que substâncias físico-químicas e microbiológicas podem estar presentes e invisíveis ao olho humano. Para tirar uma conclusão correta, é necessário um relatório de análise de água elaborado por um laboratório de análises ambientais certificado ISO.

Para conseguir o laudo de potabilidade de água, o usuário deve solicitar ao laboratório a coleta da amostra do material no local ou o próprio usuário retirar os frascos e seguir as orientações do laboratório ambiental, para que a coleta seja feita em condições, prazos e transporte corretos e os resultados sejam confiáveis, pois, quaisquer alterações na substância coletada pode influenciar nos resultados.

O relatório de análise microbiológica da água evidencia seus fatores qualitativos e quantitativos, ou seja, quais agentes ali existentes e sua quantidade. Já na análise físico-química da água, são verificados aspectos como cor, turbidez, sólidos totais, sólidos dissolvidos, sólidos suspensos, odor, sabor, quantidades de substâncias minerais e orgânicas, pH, dureza, alcalinidade, oxigênio dissolvido, nitrato e fosfato.

São através destes resultados que a sua residência ou empreendimento poderão instalar sistemas de cloração automáticos, a qual dissolvem a quantidade ideal e contínua de cloro, fazendo com que você, sua família, colaboradores e clientes consumam água potável, seja de poços artesianos, semiartesianos, cisternas, nascentes, rios ou lagoas.

Outros exemplos de laudos de análise de água importantes são os de qualidade da água de piscinas coletivas, água mineral envasada e água purificada.

 

Outros tipos de laudos de análises ambientais

Além do laudo de análise de água potável, outros tipos também podem ser emitidos pelo laboratório de análises ambientais e seguem um processo similar de amostragem do material, são eles: efluentes domésticos e industriais, resíduos sólidos e semissólidos e de contaminação de solos.

Já em relação a monitoramento ambiental, os laudos que podem ser solicitados de acordo com as condicionantes são de ruído ambiental externo, qualidade do ar climatizado, ar atmosférico e fumaça preta de motores diesel.

Os parâmetros realizados entre as análises ambientais acima são:

  • Efluentes: são analisados o pH (campo), sólidos sedimentáveis, sólidos totais, surfactantes aniônicos, temperatura (campo), DBO, DQO, óleos e graxas (animal e vegetal) e óleos e graxas (mineral).
  • Resíduos: para caracterização ou classificação, são analisadas características como a inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade, biodegrabilidade, combustibilidade e solubilidade em água.
  • Solos: carbono orgânico, pH em água, capacidade de troca catiônica (CTC) e teores de argila, silte, areia e de óxidos de alumínio, ferro e manganês são os mais comuns.
  • Ruído Ambiental Externo: através de um equipamento medidor de nível de pressão sonora e calibrador acústico, é mensurado os decibéis do evento ou da atividade industrial no entorno.
  • Ar Climatizado: são monitorados a presença de fungos, a taxa de dióxido de carbono, temperatura, umidade, velocidade do ar e poeira total.
  • Ar Atmosférico: em fontes estacionárias são examinados os materiais particulados, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono e ozônio.
  • Fumaça Preta: por meio da Escala de Ringelmann, é observada a calorimetria de densidade da fumaça.

 

Laudo Pericial Ambiental

Um laudo de constatação ambiental é necessário para a Justiça sempre que houver casos de infrações ambientais cometidos por pessoas jurídicas ou físicas e é elaborado através de um perito.

Neste documento são elencadas todas as provas como finalidade da fiscalização ambiental, local, data, hora, causas, efeitos, pessoas envolvidas, e outros elementos técnicos que comprovem o crime ambiental.

 

Certificações Ambientais

Além da sua empresa possuir os laudos ambientais obrigatórios por força de lei, poderá contar com certificações ambientais emitidas por organizações não-governamentais como a ISO 14001, FSC, PROCEL, GBC e BREEAM.

Os selos de certificação permitem que a empresa demostre para o mercado a preocupação que tem a mais com a sustentabilidade e, segundo pesquisas, o consumidor prefere contratar ou comprar de empresas que respeitam o meio ambiente.

 

Quanto custa um laudo técnico ambiental?

Apenas um profissional habilitado é quem pode assinar um laudo técnico do meio ambiente. No caso das análises ambientais, apenas um laboratório certificado ISO pelo INMETRO ou por uma organização local similar como a Rede Metrológica em Minas Gerais, pode fazer o laudo ambiental e estes serem aceitos pelos órgãos competentes.

O valor do laudo ambiental irá depender do tipo do trabalho realizado pelo consultor ou parâmetros e outros fatores como o transporte das amostras pelo laboratório. Para obter o laudo ambiental, a empresa deve sempre buscar por parceiros sérios no mercado, para que todos os documentos sejam elaborados de forma correta e dentro dos limites dos prazos, para não gerar multas ou suspensão/encerramento das atividades.

 

As empresas têm inúmeros benefícios ao cuidar do meio ambiente, como redução de custos operacionais, evita que tenham prejuízos com multas, podem sentir aumento das vendas e fortalecimento da marca com a adoção do marketing verde. Possuir os laudos ambientais em dia é apenas o pontapé inicial de um crescimento sustentável.

 

A Terra Consultoria e Análises Ambientais possui a equipe ideal para assessorar na elaboração de seus laudos ambientais. Também, disponibiliza aos clientes um laboratório de análises ambientais em Minas Gerais reconhecido pela ISO/IEC 17.025:2017 para a emissão de laudos de análise da água e efluentes, resíduos sólidos industriais, ar climatizado coletivo, ruídos ambientais externos, fumaça preta de fontes móveis, solos e monitoramento atmosférico.

Entre em contato:

Consultoria: (37) 3242-1146  |  9 9845-0439  |  consultoria@terraconsultoria.com

Laboratório: (37) 3242-2314  |  9 8401-2935  |  comercial@terraanalises.com

 



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Terra www.terraanalises.com Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×