R. Idalina Dornas, 80 - Universitário, - Itaúna-MG 37 98401 ... ver mais 37 3242 ... ver mais Laboratório: 37 3242 ... ver mais Consultoria/Engenharia:

Como comprar e como instalar um clorador/dosador de cloro para consumo humano?

Gostou? compartilhe!

Como comprar e como instalar um clorador/dosador de cloro para consumo humano?

A água é o maior bem que possuímos para a manutenção da vida no planeta. É através dela que nosso corpo consegue nos hidratar, regular a temperatura, levar nutrientes e eliminar substâncias excedentes, além de ser a base para vida animal e vegetal. Apesar de fazer parte de 70% da superfície do planeta, 2,7% são de água doce e, deste percentual, apenas 0,1% estão disponíveis para utilização por nós, fauna e flora. Desta pequena fração à nossa disposição, boa parte estão armazenas em aquíferos, ou seja, subterrâneas.

A definição de água subterrânea, segundo a ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, é “toda a água que ocorre abaixo da superfície da Terra, preenchendo os poros ou vazios intergranulares das rochas sedimentares, ou as fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas, e que sendo submetida a duas forças (de adesão e de gravidade) desempenha um papel essencial na manutenção da umidade do solo, do fluxo dos rios, lagos e brejos. As águas subterrâneas cumprem uma fase do ciclo hidrológico, uma vez que constituem uma parcela da água precipitada.”

Estas águas encontradas abaixo de nossos pés são tão importantes que, todos os anos é realizado o Congresso Mundial de Águas Subterrâneas, que em 2021 em formato online, se reuniram com a ABAS, a IAH – Associação Internacional de Hidrogeólogos e a ALHSUD –Associação Latino-Americana de Águas Subterrâneas. Também é realizado por aqui, o Congresso Nacional Brasileiro de Águas Subterrâneas, o Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e a Feira Nacional da Água, com o objetivo de discutir melhorias no setor.

Como captar água subterrânea?

Para captação de água subterrânea, é necessário que o usuário busque uma empresa de perfuração de poço artesiano ou semi-artesiano, para que a mesma possa verificar se há aquífero no local e qual a profundidade necessária para a extração da água no solo.

Há vários tipos de poço para a captação de água, são eles:

  • Cacimba, poço raso, cisterna ou poço amazonas: Construídos manualmente. Não carece de licenciamento ou autorização governamental dos órgãos gestores.
  • Poço perfurado em rochas consolidadas ou cristalinas: Também conhecido como semi-artesiano.
  • Poço perfurado em rochas inconsolidadas e consolidadas: Pode ser chamado de poço misto e também semi-artesiano.
  • Poço no Aquífero Guarani: Poço perfurado em rochas consolidadas e inconsolidadas, com grandes diâmetros (até 36”) e profundidades (até 1.500 metros). Também chamado de artesiano, jorrante ou não.
  • Poço sedimentar, perfurado em rochas geralmente inconsolidadas: Pode ser chamado também de semi-artesiano.

 

Devo possuir uma outorga de poço artesiano? O que é uso insignificante da água?

Em Minas Gerais, por exemplo, o IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas, é o órgão governamental responsável pelos recursos hídricos, inclusive os subterrâneos.

A outorga hídrica é uma autorização concedida pelo órgão a pessoas físicas e jurídicas para utilização da água dentro das condições e prazos estipulados. Esta licença é o último passo para a regularização hídrica do poço artesiano ou cisterna. É necessária quando a profundidade do poço ultrapassa 20 metros e/ou a vazão ultrapassa 10 centímetros cúbicos.

Para solicitar e obter a declaração de uso insignificante da água em Minas Gerais, a profundidade e/ou vazão não devem ultrapassar estes valores máximos. Por ser uma legislação de competência estadual, o usuário deve buscar um profissional de meio ambiente no seu estado para garantir a regularização do poço artesiano de sua propriedade.

Como tratar água de poço com cloro?

Mesmo que a água do poço artesiano, semi-artesiano, cisterna ou até nascente esteja límpida a olho nu, o líquido pode carregar microorganismos nocivos aos seres humanos, como bactérias, vírus e protozoários, além do contato no subsolo com produtos químicos, fezes de animais e outras sujeiras.

A maneira mais eficiente de tratamento de água de poço é instalando um dosador de cloro automático, também conhecido como clorador automático.

Este sistema de tratamento de água de poço artesiano serve para dosar o cloro durante a passagem na água entre o subsolo e o local de armazenamento (caixa d´água) e utilização posterior (torneiras).

Como funciona um clorador automático? 

O dosador de cloro automático funciona liberando partículas de cloro na água de forma contínua, sem a necessidade de o usuário jogar ou colocar o cloro na água do poço artesiano. Caso o mesmo faça este procedimento manualmente, poderá haver sobrecarga no reservatório, causando impactos negativos na saúde dos usuários do sistema. 

A bomba dosadora de cloro para consumo humano dilui corretamente as pastilhas de hipoclorito de cálcio na vazão, pois, o nível é controlado por uma válvula de regulagem.

Como instalar dosador de cloro para poço artesiano? 

Para que o clorador de água para poço artesiano cumpra exatamente o seu papel, é imprescindível que o proprietário contrate uma empresa especialista em instalação, manutenção e monitoramento neste tipo de produto. 

A má qualidade do sistema de tratamento de água de poço com cloro, a falta de testes de bombeamento, assistência e análise de potabilidade, podem ocasionar danos à saúde dos usuários e isto, vale tanto para o excesso de hipoclorito de cálcio, quanto para quantidades abaixo do necessário. 

Um poço artesiano no terreno traz grandes vantagens, como a valorização da propriedade, economia quando se tem mais de uma opção, custo baixo na instalação e abastecimento garantido em épocas de seca. Mas, a qualidade da água só é garantida quando passa por uma cloração antes de ser consumida. A solução é simples e o investimento é muito baixo. 

É sempre bom lembrar que, mesmo que a sua água seja proveniente do subsolo, é preciso economizar, para não faltar para as próximas gerações. Faça sua parte! 

A Terra Consultoria e Análises Ambientais possui uma equipe de consultores para legalizar poços artesianos em Minas Gerais, além de comercializar, instalar e monitorar cloradores de água para consumo humano. Para assegurar a eficiência do sistema, possui um laboratório de análises de água certificado ISO, garantindo a saúde e bem-estar de sua família ou colaboradores. Faça um orçamento pelo WhatsApp: (37) 9 8401-2935 ou 3242-2314 ou pelo comercial@terraanalises.com. 

Confira neste link, a entrevista em vídeo do Diretor Técnico da Terra Consultoria e Análises Ambientais, Thiago Amorim, para uma rádio sobre Tratamento de Água para Consumo Humano.



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Terra www.terraanalises.com Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×