Os problemas de saúde que podem ser ocasionados pela poluição do ar conhecidos pela população como um todo, são os associados à respiração, como a asma, rinite, sinusite, bronquite, pneumonia e até câncer de pulmão.
Mas, recentemente, uma pesquisa publicada no British Journal of Psychiatry revelou que a poluição do ar também pode ter relação com doenças mentais. A pesquisa uniu dados de 14 mil pessoas que foram internadas em hospital ou que foram consultadas por seus respectivos médicos entre os anos de 2008 e 2012, em Londres e acompanhados durante os próximos sete anos, motivo que a pesquisa foi publicada agora.
Segundo eles, "a exposição das habitações ao ar poluído está associado ao aumento do uso de serviços de saúde mental entre pessoas recentemente diagnosticadas com transtornos psicóticos e de humor". Na área de estudo, os níveis médios de dióxido de nitrogênio variaram entre 18 e 96 microgramas por metro cúbico (µg / m³), a cada três meses. Os cientistas descobriram que os indivíduos expostos a níveis 15 µg / m³ mais elevados de poluição tinham um risco 18% maior de serem internados no hospital e 32% maior de necessitar de tratamento em ambulatório após um ano. Já quando os níveis de partículas pequenas variaram de 9 para 25 µg / m³, associada a uma exposição três vezes mais, aumentando o risco de internamento em 11% e o risco de tratamento em ambulatório em 7%.
Este tipo de estudo é interessante para que a relação entre causa da poluição do ar e seus efeitos sejam destacados e calculados seus prejuízos, tanto em relação à saúde, meio ambiente e economia.
Agora, você conhece quais os gases poluentes são liberados na atmosfera e suas principais fontes de emissões atmosféricas?
O que são emissão de poluentes?
Segundo a Resolução CONAMA nº 491, que dispõe padrões de qualidade do ar, emissão atmosférica ou poluente atmosférico é “qualquer forma de matéria em quantidade, concentração, tempo ou outras características, que tornem ou possam tornar o ar impróprio ou nocivo à saúde, inconveniente ao bem-estar público, danoso aos materiais, à fauna e flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade ou às atividades normais da comunidade.”
Estes lançamentos tóxicos na atmosfera podem ser:
- Materiais Particulados: são partículas muito finas de sólidos e líquidos que ficam suspenso no ar, como a poeira, neblina, aerossol e fuligem.
- Gases Poluentes: os principais representantes são o dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de carbono (CO) e ozônio (O3), por exemplo.
Os tipos de emissões atmosféricas de origem das atividades humanos serão exemplificados adiante.
Emissões atmosféricas de fontes fixas ou estacionárias
As emissões atmosféricas oriundas de usinas termelétricas, caldeiras, chaminés de fábricas, ou seja, as emissões atmosféricas industriais, são os principais causadores do efeito estufa no planeta. A fumaça das fábricas causa, além do aspecto visual negativo da região, problemas ao meio ambiente e à saúde.
A fumaça das indústrias deve ser controlada pelos seus responsáveis, haja visto que é possível fiscalização e caracterização de crime ambiental e multas altíssimas. No Brasil, há padrões de emissão de gases poluentes atmosféricos pelo CONAMA - Conselho Nacional de Meio Ambiental e, uma vez identificado o potencial poluidor da atividade, é necessária a instalação de sistemas de tratamento de emissões atmosféricas para remoção de material particulado.
O controle de emissões atmosféricas deve ser feito a partir da contratação de um laboratório de análises ambientais certificado e um consultor ambiental, que irão monitorar as emissões atmosféricas de substâncias nocivas ligadas à fumaça de chaminés de fábricas ou outros empreendimentos, de acordo com as suas licenças ambientais.
Não podemos deixar de citar que as indústrias também devem ficar atentas quando a outros tipos de poluição industrial ligados aos Resíduos Sólidos, Ruídos Ambientais, Efluentes Domésticos e Industriais, Logística Reversa e Reciclagem. Investimento em educação ambiental junto aos funcionários e familiares também são de suma importância.
Emissões atmosféricas de fontes móveis
Podemos dizer que a maior causa de poluição do ar nas cidades é decorrência dos veículos automotores. Seja presencialmente ou por imagens de poluição do ar em grandes cidades, é possível perceber uma espessa cortina de fumaça presente, motivado pela mistura de chaminés industriais e de escapamento automotivo.
A legislação ambiental está cada vez mais rígida sobre as emissões atmosféricas de veículos, a qual contribuiu para que diversos modelos de carros populares saíssem de linha nos últimos anos.
Mas, as frotas de veículos diesel são os maiores vilões no que tange a emissão de gases poluentes na atmosfera por fontes móveis. Para estas frotas, existe lei e norma exclusiva para o controle de emissões atmosféricas, são elas a Portaria IBAMA n°85/96 e ABNT NBR 6016:2015 - Gás de escapamento de motor Diesel - Avaliação de teor de fuligem com a escala de Ringelmann.
A fumaça preta pode indicar que a caminhonete, caminhão, carreta, ônibus, fora de estrada ou afins, pode estar expelindo fuligem no ar devido a problemas mecânicos, causando poluição na atmosfera e prejuízos com combustíveis para o proprietário da frota.
Neste caso, é necessário que o dono ou empresa proprietária do veículo procure um laboratório certificado para a medição de emissões atmosféricas, pois, além dos gastos excessivos com combustível, pode haver multas pelos órgãos ambientais e pelo departamento de trânsito.
Neste texto sobre poluição do ar, abordamos alguns exemplos de emissões atmosféricas e até alguns outros tipos de impactos ao meio ambiente e às pessoas que as indústrias e frotas de veículos podem causar. O mais importante é usarmos a consciência de todos e nossa tecnologia a favor da natureza e reduzirmos os impactos ambientais causados por indústrias, veículos e demais atividades humanas para garantirmos a continuação da vida na Terra.
A Terra Consultoria e Análises Ambientais oferece aos clientes o monitoramento de emissões atmosféricas de fontes fixas (indústrias) e de fontes móveis (motor diesel), com certificação ISSO 17.025:2017, em todo estado de Minas Gerais. O laboratório também está pronto para receber as suas amostras de águas, efluentes, resíduos sólidos, solos, ar climatizado e ruído ambiental externo, entre outros serviços. Confira no site ou entre em contato pelo: (37) 3242-2314 | 9 8401-2935 | comercial@terraanalises.com
Gostou? compartilhe!