Prepare a sua empresa para o FAPI FIEMG 2021
Por: Terra - 27 de Maio de 2021

O FAPI é um Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria, realizada desde de 2017 pela SEMAD – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais e a PMMG – Polícia Militar de Minas Gerais, rigorosamente, no segundo semestre de cada ano. Em 2021, mesmo com a pandemia, não será diferente, assim como 2020.
A iniciativa é informar, instruir e sensibilizar os empreendedores do estado às práticas sustentáveis nas indústrias, protegendo, assim, os recursos naturais de cada região.
Este ano, o FAPI teve início em maio, através de workshops que serão realizados em todas as regionais, de forma online.
Início das Fiscalizações
A fiscalização ocorrerá em 90 dias após a realização dos workshops. Em caso de descumprimento, as penalidades podem variar, tais como: advertência, multas, apreensão, destruição dos produtos, suspensão das vendas e fabricação dos produtos, embargo da obra ou atividades e restritiva de direitos.
- Sede: 04/08/2021
- Vale do Jequitinhonha: 05/08/2021
- Alto Paranaíba: 09/08/2021
- Norte: 10/08/2021
- Centro-Oeste: 11/08/2021
- Sul: 12/08/2021
- Rio Doce e Vale do Aço: 16/08/2021
- Pontal do Triângulo, Vale do Paranaíba e Vale do Rio Grande: 16/08/2021
- Zona da Mata: 16/08/2021
Empresas que serão fiscalizadas
Se a sua empresa exerce atividades como a de Abate de Animais, Industrialização de Carnes e Processamento de Subprodutos; Fabricação de Sucos e Refrigerantes; Fabricação de Cerveja; e Tratamento Químico de Madeira, deve procurar o quanto antes seu consultor ambiental de confiança, para verificar se possui alguma irregularidade, pendências ou problemas de gestão ambiental, incluindo o cumprimento de condicionantes e obrigações legais ambientais previstas em normas.
Acesse por este link a plataforma de georreferenciamento para consulta (pelo CNPJ) dos empreendimentos a serem fiscalizados.
Benefícios da adesão ao FAPI
As empresas que aderirem ao programa receberão o Selo Digital de Empresa Participante do FAPI na plataforma de georreferenciamento dos alvos para identificação da empresa.
Os benefícios da adesão ao FAPI para o empreendimento sem dano ambiental são:
- Para os pequenos e microempreendedores: somente aplicação de notificação.
- Demais empreendedores: multa simples, com redução de 50% (aplicação de duas atenuantes).
Já os benefícios para o empreendimento com dano ambiental e com adesão ao FAPI são:
- Embargo/suspensão de atividade. Multa simples, com redução de 30% (aplicação de uma atenuante).
- Possibilidade de parcelamento.
Agora, o empreendimento sem adesão ao FAPI podem sofrer:
- Embargo/suspensão de atividade.
- Multa simples na integralidade.
Em 2020, segundo dados da própria SEMAD, 5% dos empreendimentos fiscalizados apresentaram algum tipo de infração ambiental notificada, enquanto que, nos 12 meses anteriores ao início das ações do programa, realizadas entre setembro e dezembro do último ano, a média de infrações foi de 25%. O comparativo registra ainda uma redução de 80% das notificações de infração ambiental entre as atividades industriais selecionadas para integrar o FAPI 2020.
Os dados integram o relatório de monitoramento desenvolvido pela Subsecretaria de Fiscalização (Sufis) da Semad, que demonstra ainda um aumento de 55% nas solicitações de regularização ambiental, nos três meses que sucederam à fase de orientação do programa. O índice representa um desempenho superior ao dobro da meta inicial definida pelo Governo de Minas, que previa uma ampliação de 25% nas solicitações de licenças ambientais para as atividades potencialmente poluidoras contempladas pelo programa.
Em relação às penalidades aplicadas aos empreendimentos aderentes ao programa na edição 2020, 30,77% deles foram notificados para a regularização, 61,54% foram multados e 7,69% receberam advertência. O Decreto Estadual 47.383/2018 prevê redução de 30% da multa aplicada, desde que o infrator tenha aderido ao FAPI em período anterior à fase de fiscalizações, ou seja, previamente à constatação da infração.
A Terra Consultoria e Análises Ambientais está à disposição para esclarecimento de quaisquer dúvidas sobre as devidas regularizações quanto à adesão ao FAPI pelos contatos: (37) 3242-1146, 9 9113-0295 ou 9 9845-0439 (WhatsApp) e também pelos e-mails consultoria@terraconsultoria.com.
Veja mais notícias
Como tratar água de poço artesiano
A escassez da água é um tema que se arrasta por décadas e tem preocupado muito a população brasileira. Em determinadas regiões, há períodos em...
Qual a diferença entre ruído ambiental e ocupacional?
O ruído ou também chamado de poluição sonora é o resultado da propagação de diferentes ondas de frequência que, ao serem emitidas, causam alterações na...
Como elaborar um projeto ambiental em posto de combustível
Mais de 40 mil postos de combustíveis estão presentes no Brasil, segundo a ANP – Agência Nacional do Petróleo, entidade que controla o setor.Deste total,...