Se procura por fator k copasa, vai descobrir aqui na Terra Consultoria e Análises Ambientais. Compare agora e conheça a melhor referência do mercado.
Você não se enganou quando leu! Quando a procura é por fator k copasa aqui conosco da Terra Consultoria e Análises Ambientais você irá encontrar precisão com compromisso com o cliente.
ENTENDA MELHOR OS DETALHES SOBRE FATOR K COPASA
A Terra Consultoria e Análises Ambientais objetiva seus reforços em oferecer a seus parceiros uma estrutura com laboratório de análises ambientais moderno e empresa cadastrada junto a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – IBAMA sob o nº 2913279, tudo para garantir fator k copasa com organização.
Sem perder o foco em fator k copasa, é importante buscar uma empresa que tenha produtos e serviços com segurança e sustentabilidade, detalhes primordiais que são deixados de lado por muitas empresas que não focam na fidelização do cliente.
Não perca mais tempo, solicite seu orçamento agora mesmo com nossa equipe através de nossos canais para um atendimento personalizado para fator k copasa. Nossa equipe é formada por profissionais com formação em ciências biológicas, meio ambiente, química e engenharia e estão esperando seu contato para tirar todas as suas dúvidas e melhor atender.
VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE A TERRA CONSULTORIA E ANÁLISES AMBIENTAIS
Aqui na Terra Consultoria e Análises Ambientais existem as melhores condições para você achar o que precisa para consultoria e análises ambientais. Prezando o que há de mais moderno, traz inovações e variedades em análise de água e análise de águas subterrâneas com segurança e praticidade.
Faça como os muitos parceiros da Terra Consultoria e Análises Ambientais, empresa que tem se destacado pela concorrência pela idoneidade em tudo que faz onde garante a melhor experiência para seus clientes.
Se curtiu esse nosso conteúdo, não deixe de ver mais páginas com conteúdos relacionados para aquilo que precisa. Visite também:
- outorga de água
- laboratório de análise de água
- outorga de poço
- análise de água de poço valor
Fator K Copasa
A atividade humana resulta na emissão de resíduos, que são despejos provenientes de residências e indústrias, que podem ser líquidos, sólidos ou gasosos.
Existem dois tipos de efluentes líquidos: os domésticos e não-domésticos. Os domésticos ou também conhecidos como sanitários, são nativos de banheiros e cozinhas, por exemplo. Neles, contém 99% de compostos orgânicos e inorgânicos e seu despejo acontece na rede de esgoto. O responsável pelo tratamento fica a cargo da empresa de saneamento básico de sua cidade, como a COPASA – Companhia de Saneamento de Minas Gerais.
Já os efluentes não-domésticos ou industriais, são resíduos líquidos derivados das atividades fabris e que podem ser altamente tóxicos à saúde da fauna, flora e aos seres humanos, se descartados diretamente nos rios, lagos, bem como na rede de esgoto local, pois, possuem compostos químicos.
Para resolver este problema ambiental, há duas possibilidades: a empresa pode deter de uma ETE – Estação de Tratamento de Efluentes própria – algumas atividades são obrigatórias que tenham, devido ao potencial poluidor e a quantidade despejada –, ou podem fazer umcontrato PRECEND COPASA, se a cidade for atendida por esta companhia em Minas Gerais.
O que é o PRECEND COPASA
O PRECEND – Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não-Domésticos, foi criado pela COPASA, com o intuito desta dar a adequada destinação dos efluentes líquidos emitidos pelas empresas que estão localizadas em suas cidades de atuação.
De forma resumida, o empreendimento assina um contrato PRECEND, para transferir à COPASA a responsabilidade no tratamento de seus efluentes. Este procedimento auxilia na redução de custos pela empresa, uma vez que a instalação e manutenção de uma ETE pode ser inviável. O meio ambiente e a sociedade também saem ganhando, já que os poluentes não são despejados em águas, sem o devido processo.
Quem deve fazer/ingressar no PRECEND COPASA?
Todo estabelecimento comercial, industrial e prestador de serviço que optam por não possuir uma ETE e pretende lançar seus efluentes na rede pública de coleta de esgoto da COPASA, deve se enquadrar no PRECEND, se a cidade já possuir o programa.
As cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Divinópolis, Varginha, Itajubá, Pouso Alegre e Cláudio, dentre outras, já estão adequadas.
Valores dos Custos do PRECEND COPASA
A grande vantagem deste programa, está no fato de não haver custos junto à COPASA, apenas há deslocamento de recursos financeiros para as análises de efluentes através de um laboratório de análises ambientais e adequação do empreendimento perante à norma vigente.
Multas e penalidades de PRECEND COPASA
As sanções e multas cobradas caso a empresa não se adeque, não entregue o relatório dentro do prazo acordado e/ou incompleto e esteja com os limites dos parâmetros acima do máximo permitido, estará no contrato entre esta e a COPASA. De modo comum, a multa é referente a um porcentual do valor do esgoto cobrado na última fatura.
É importante ressaltar que, além das penalidades junto aos órgãos ambientais, a empresa pode ter a imagem negativada perante aos clientes, colaboradores e sociedade, caso não esteja trabalhando dentro das normas obrigatórias e, consequentemente, impactar nas vendas.
Norma e Resolução PRECEND COPASA
O PRECEND é regulamentado pelaResolução ARSAE-MG 015, de 24 de janeiro de 2012(Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais) e homologado através daNorma Técnica 187/6.
Enquanto a Resolução homologa a Norma, esta última estabelece condições e critérios para o lançamento de efluentes líquidos não-domésticos – END’s, no sistema de esgotamento sanitário da COPASA.
Etapas PRECEND COPASA
Para que a pessoa jurídica tenha o direito de lançar seus efluentes no sistema público, deve-se passar por algumas etapas do projeto e encaixar-se notermo de referência PRECEND COPASA, que são as exigências e orientações técnicas detalhadas.
Estas etapas são:
Buscar informações junto à equipe doPRECEND COPASA pelo telefone 115ou agência de atendimento próxima.
- Solicitar oLaudo de Liberação das Instalações de Esgotamento emitido pela COPASA.
- Nesta etapa, a própria COPASA irá identificar a necessidade ou não do ingresso do empreendimento no PRECEND. Caso o seu imóvel seja dispensado, será emitido um laudo para ser enviado ao órgão ambiental.
- Se identificada a necessidade de ingresso ao PRECEND, o estabelecimento irá receber um formulário daDVFM COPASADivisão de Faturamento da Metropolitana, pelo e-mail:dvfm.precend@copasa.com.br. É através deste e-mail que o responsável irá enviar os dados da empresa, como a razão social, CNPJ e endereço. Posteriormente, a COPASA irá enviar um documento para que o responsável informe órgão ambiental que o processo foi iniciado e o prazo necessário para elaboração do projeto. Neste mesmo e-mail, será enviado pela COPASA o Termo de Referência com as orientações detalhadas.
- Neste momento, é realizada aParte A do PRECEND. Com auxílio de uma empresa de consultoria ambiental de Minas Gerais e de profissionais qualificados, é elaborado o Projeto Técnico de acordo com as orientações recebidas por e-mail, a qual inclui a Caracterização do Estabelecimento, Processos, Cadastro das Redes e Plano de Amostragem, Levantamento das Instalações de Esgotamento Sanitário, Levantamento Arquitetônico (Situação, Locação, Lay-Out Físico e Planta Baixa).
- Aprovada pela COPASA, é realizada então aParte B do PRECEND: Execução do Plano de Amostragem, Dimensionamento das Unidades de Pré-Tratamento de Efluentes Líquidos e caso necessário a adequação às normas técnicas impostas pela COPASA (Norma Técnica 187), Elaboração do Plano de Automonitoramento e cumprimento da (s) condicionante (s) de aprovação do Projeto Técnico Parte A.
- Caso esteja todo o processo adequado, o projeto é aprovado. No contrato, há as obrigações de ambas as partes e as sanções previstas em lei no caso de descumprimento.
- O último passo é a Gestão do Plano de Automonitoramento, onde são realizadas coletas periódicas do efluente não-doméstico por um laboratório de análises ambientais certificado pela Rede Metrológica de Minas Gerais RMMG ou pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia IMMETRO, para o acompanhamento dos resultados dos parâmetros analisados, conforme solicitado em contrato.
Os resultados devem estar dentro dos seguintes valores:
- pH mínimo: 6,0
- pH Máximo: 10,0
- Temperatura º C < 40
- Sólidos sedimentáveis – Limite: 20 ml/ L
- Gorduras, óleos e graxas– Limite: 150 mg/ L
- Substâncias explosivas, inflamáveis ou orgâncias tóxicas mg/ L – Valor Máximo Permitido, a ser definido pela COPASA, exige análise laboratorial para especificação das substâncias orgânicas, ou não orgânicas, para a posterior determinação do teor daquelas de interesse
- Alumínio total – Limite: 3,0 mg/ L
- Arsênio total – Limite: 3,0 mg/ L
- Bário total – Limite: 5,0 mg/ L
- Boro total – Limite: 5,0 mg/ L
- Cádmio total – Limite: 5,0 mg/ L
- Chumbo total – Limite: mg/ L 10,0
- Cobalto total – Limite: 1,0 mg/ L
- Cobre total – Limite: 10,0 mg/ L
- Cromo hexavalente – Limite: 1,5 mg/ L
- Cromo total – Limite: 10,0 mg/ L
- Estanho total – Limite: 5,0 mg/ L
- Ferro solúvel – Limite: 15,0 mg/ L
- Mercúrio total – Limite: 1,5 mg/ L
- Níquel total – Limite: 5,0 mg/ L
- Prata total – Limite: 5,0 mg/ L
- Selênio total – Limite: mg/ L 5,0
- Vanádio total – Limite: 4,0 mg/ L
- Zinco total – Limite: 5,0 mg/ L
- Amônia – Limite: 500 mg/ L
- Cianetos totais – Limite: 5,0 mg/ L
- Índice de fenóis – Limite: 5,0 mg/ L
- Fluoreto total – Limite: 10,0 mg/ L
- Sulfeto total – Limite: 1,0 mg/ L
- Sulfatos – Limite: 1.000 mg/ L
- Substâncias tensoativas – ATA – Limite: 5,0 mg/ L
fator k copasa
Um dos fatores que mais geram dúvida é sobre o que é o fator k copasa. Basicamente, é uma forma de penalidade imposta ao empreendimento e parte do pressuposto que quem polui mais paga mais.
O cálculo do fator k copasa utiliza a matriz de valores mínimos e máximos de Sólidos Suspensos Totais (SST), Demanda Química de Oxigênio (DQO) e Demanda Biológica de Oxigênio (DBO). Se estes parâmetros forem excedidos, são aplicadas as penalidades.
A Terra Consultoria e Análises Ambientais possui uma equipe especializada e experiente para elaborar oprojeto PRECEND-COPASApara sua empresa, além de um laboratório de análises de efluentes completo para realização dos ensaios físico-químico e microbiológicos de efluentes domésticos e industriais de sua empresa, conforme ISO/IEC 17025:2017. Faça um orçamento pelocomercial@terraanalises.com, (37) 9 8401-2935 (WhatsApp) ou (37) 3242-2314.